terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cidade de Salvador: um pouco de sua história.



Fonte: www.bahia-turismo.com



Cidade de salvador: um pouco da sua história


A capital da conhecida "Terra do Axé" (Bahia)- como é chamada popularmente por muitos- a cidade de Salvador foi a primeira cidade planejada do Brasil. Foi fundada em 29 de março de 1549, e desempenhou um papel estratégico na defesa e expansão do domínio Lusitano entre os séculos XVI e  XVII.  Foi criada para ser um entreposto comercial da carreira das índias.

No ano de 1550 vieram para o Brasil escravos africanos de vários países da África: Nigéria, Angola, Senegal, Congo, Benin, Etiópia, Moçambique, etc. A cidade prosperou graças ao trabalho deles, e também devido a cultura da cana de açúcar, atividade portuária, comercialização de fumo, algodão e gado do Recôncavo. No século XIX a população de um modo geral era eminentemente agrária, vivia de plantios em terras alheias, vivia de roças e pastagens.

A cidade também passou a funcionar como porto de apoio às rotas do Oriente e a de grande centro de exportação de açúcar. Através da Baía de Todos os Santos foram realizadas cerca de 1500 ligações entre Portugal, Brasil, África e Ásia.  Salvador foi por três séculos a cidade mais importante e mais populosa do Brasil, e o seu porto era o principal do país. O Porto foi muito importante para a cidade, pois contribuiu para o aumento do comércio e desenvolvimento de Salvador.

Porém, em meados do século XIX o porto se encontrava em péssimo estado e isso gerou vários protestos.  O resultado foi que a navegação a velas foi substituída pelos navios a vapor. Com a abertura dos canais de Panamá e de Suez, o porto da Bahia perdeu sua importância para a navegação internacional.




Fonte: skyscrapercit.com.br


Carreira das Índias


Carreira das Índias era a ligação marítima entre Lisboa  os Portos da Índia,  que teve inicio após Vasco da Gama descobrir o caminho marítimo para as índias. Era também considerada o principal canal de comercio no mundo da época. Porém, na segunda metade do século XVII os navios mercantes da Carreira das índias aportavam em Salvador e no Rio de Janeiro onde os oficiais e a tripulação se tornavam transportadores de ouro contrabandeado, ou seja, a Carreira estava reduzida a um negócio ilegal.







REFERÊNCIAS:

NASCIMENTO Vieira Amélia Anna. Livro: Dez freguesias da Cidade de Salvador: aspectos sociais e urbanos do seculo XIX. Salvador: Fundação Cultural do Estado da  Bahia, EGBA 1986.

5 comentários:

  1. Priscila a história do bairro de Cosme Farias ficou ótima,considero algo importante contar as mudanças que ocorreram nos bairros de Salvador ,pois para entender o presente é preciso saber o passado.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza resgatar o passado é muito importante. Obrigada!

      Excluir
  2. Pri é muito importante saber a história do lugar onde nascemos, além do que para quem não nasceu ai é legal descobrir o fato disparador que fundou o bairro e como tudo aconteceu muito bom.beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do contexto histórico do seu Bairro Priscila, foi muito enriquecedor para o meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Viajar pelo teu blog é conhecer o passado desta cidade de Salvador, capital da Metrópole nos tempos coloniais, que teve um papel preponderante para o comércio, para a administração e como cidade-fortaleza. Ainda complementada com a história e as imagens do bairro de Cosme de Farias, bairro que carrega no nome a marca do que ficou conhecido como “advogado dos pobres”. Major Cosme de Farias. Finalmente, a rua da sua infância, GANDARELA, nome difícil de pronunciar para quem não é acostumado, mas que soa doce no soar, doce no lembrar. Lembrar do passado, da vida na infância, dos momentos bons que você passou. Parabéns pelo blog.
    Marineide Rocha.

    ResponderExcluir